top of page

Artigos, dicas, conselhos, receitas...

Medicina Tradicional Chinesa e os 5 Elementos

 

Acredita se que as actividades vitais são influenciadas pelas leis da natureza, todas as nossas actividades fisiológicas formam padrões similares aos observados na natureza. A relação destes padrões deverá estar em equilíbrio ou então surge a doença.

A medicina tradicional chinesa explica os acontecimentos internos no homem e externos a este, como manifestações de yin ou de yang, e de acordo com elemento envolvido.


São 5 os elementos fundamentais com os quais toda a base filosófica da medicina chinesa assenta. São eles:
Fogo → Terra → Metal → Agua →Madeira


Em cada um destes 5 elementos estarão associadas 5 estações do ano, 5 órgãos, 5 vísceras, 5 emoções, 5 cores, 5 sonhos, 5 sons, 5 órgãos de sentidos, 5 climas.

Elemento Fogo → tem correspondência com o coração, cor vermelho, está associado ao verão, ao calor, aos sentimentos de alegria, manifesta-se na língua.
Quando a energia deste elemento se encontra em desequilíbrio poderão existir altos e baixos emocionais, diversas formas de histeria, mania, incoerências no discurso, bem como insónias, falta de paladar e gustação, doenças ligadas ao órgão físico como palpitações, arritmias, enfartes.

Elemento Metal → pulmão, cor branco, associado ao Outono, á secura, o sentimento que lhe corresponde é o da tristeza, quando o verão se dá por encerrado e a pessoa volta ao trabalho, manifesta-se na pele.
No desequilíbrio deste elemento poderão ocorrer dificuldades respiratórias, obstipação, preocupação em demasia com o futuro pessoal ou da humanidade, isolamento, depressão, angustia, rigidez extrema para consigo mesmo ou
para com o outro.

Elemento Agua →  rim, cor negra, associado ao Inverno, ao frio, a uma fase de mais recolhimento em que o mundo se encontra adormecido em termos energéticos, a emoção que lhe corresponde é o medo, relaciona-se com os dentes e com o sentido da audição.
Quando existe um desequilíbrio neste elemento poderão ocorrer cálculos renais, nefrites, cistites, doenças ósseas, queda de cabelo, mãos e pés frios, diarreia, retenção de líquidos. Fobias, medo de estar só.

Elemento Madeira → fígado, cor verde, esta associado à primavera, ao vento, ao crescimento e à expansão da vida, o sentimento associado é o da a raiva, manifesta se nas unhas e no olhar.
No desequilíbrio deste elemento poderão ocorrer problemas de visão, desordens do fígado ou vesícula biliar, falta de planeamento/visão para o futuro, falta de criatividade sentimentos de amargura, solidão, raiva ou ira.

Elemento Terra → a 5ª estação, cor amarelo, considerada como o centro, o passar de uma estação para a seguinte, a que nos permite fazer a adaptação entre estações, o órgão que lhe corresponde é o baço e o sentimento que lhe esta associado é o do pensamento, manifesta se nos lábios.
No desequilíbrio deste elemento encontram-se desordens digestivas, falta de memória, de capacidade de raciocínio ou excesso de pensamentos, falta de tolerância com os outros, falta de compaixão, vícios.

 

Fez sentido?

Quer saber mais ou esclarecer dúvidas?

Contacte-me, terei todo o prazer em responder

***

bottom of page